domingo, 19 de junho de 2016

Sistemas de Alavancas do Corpo Humano


          A Alavanca é considerada uma estrutura rígida que é capaz de se movimentar ao redor de um ponto de apoio,chamado eixo ou fulcro, quando uma força é aplicada. O corpo humano é um sistema de alavancas, sendo assim, o músculo produz força tracionando o osso e gera torque. 

Interfixa: Ex.: Tríceps
O pivô fica localizado entre o braço de resistência e a força.

Interpotente: Ex.:Bíceps
A força é encontrada entre o ponto de apoio e a resistência.

Inter-resistente: Ex.: Músculos posteriores da perna.
A resistência situa-se entre o ponto de apoio e a força.
Produz –> força e pouca velocidade.

A Biomecânica do Esporte: a constante busca pela superação dos limites do homem

        Este artigo nos faz compreender a ligação entre a Biomecânica e o esporte, e sua importância para cada modalidade. O porquê de certos treinamentos específicos dentre algumas modalidades por exemplo. Um artigo escrito por Alberto Carlos Amadio e Julio Cerca Serrão que busca caracterizar a Biomecânica como uma área de conhecimento fortemente envolvida na identificação de parâmetros capazes de influenciar o rendimento do atleta no esporte.   

         Saltar mais alto ou mais longe, correr a maior distância ou fazê-lo no menor tempo possível, converter o maior número de pontos. Qualquer que seja a modalidade esportiva, o objetivo central é sempre o mesmo: superar os limites do homem. Embora a otimização do rendimento esportivo seja fruto da combinação de fatores tão diversos como os genéticos e os sócio-afetivos, é inegável que a obtenção do máximo rendimento depende em grande monta da elaboração de estratégias de treinamento capazes de potencializar as capacidades e habilidades envolvidas no desempenho da modalidade. 
          Associada a outras disciplinas, a Biomecânica é uma ferramenta indispensável na determinação dos fundamentos capazes de embasar o planejamento e a aplicação de um programa do treinamento esportivo. Com vistas a exemplificar tal possibilidade, tome-se o exemplo do estudo de BRENNECKE, GUIMARÃES, GAILEY, LEONI, CARDACI, OLIVEIRA, MOCHIZUKI, AMADIO e SERRÃO (2009), cujo objetivo central foi investigar, por meio da Eletromiografia, a efetividade de um método de treinamento de força bastante popular: a pré-exaustão. Tal estratégia de treinamento preconiza que os exercícios multiarticulares devam ser precedidos, sem intervalos de descanso, por exercícios mono-articulares, objetivando a potencialização do trabalho dos músculos agonistas.
          Com vistas a analisar a efetividade deste método de treinamento, os autores determinaram parâmetros temporais e de intensidade da ativação muscular, utilizando os exercícios supino (multiarticular) e o crucifixo (monoarticular). A intensidade de ativação muscular do peitoral maior e do deltóide anterior não foi significativamente diferente quando da adoção do protocolo de pré-exaustão, contrariando a premissa básica que fundamenta este método de treinamento. Curiosamente, o tríceps braquial apresentou maior intensidade de ativação quando da aplicação do método de pré-exaustão.
          Os autores concluem que o método de pré-exaustão pode ser eficiente para impor maior estímulo neural sobre pequenos grupos acessórios na execução de um movimento e não sobre o grupo principal. Dados como este, são de fundamental importância para colaborar no julgamento da validade de métodos tradicionalmente utilizados no treinamento. A identificação das características mecânicas do gesto esportivo pode ser considerada outra grande contribuição da Biomecânica. Bom exemplo desta contribuição pode ser observado no estudo de BRAGA NETO (2008), que a partir da utilização de procedimentos da dinamometria, da cinemetria e da eletromiografia, analisou as características biomecânicas de dois dos mais utilizados movimentos do tênis: o “forehand” e o “backhand”.
         Em função do posicionamento dos pés, o “forehand” pode ser realizado de duas formas distintas: “forehand open stance” (FOS) e “forehand square stance” (FSS). Dados da literatura especializada apontam que o posicionamento dos pés pode ser determinante no desempenho do tenista. O “backhand” pode ser executado, em função do posicionamento das mãos na raquete, com uma (BK1) ou com duas mãos (BK2). Os resultados obtidos pelo autor apontam a ocorrência de uma maior ativação muscular para as técnicas FOS e BK2.
         Entretanto, durante a fase pré-impacto, os maiores valores de ativação muscular foram observados quando da utilização do FSS e BK1. Dados como os apresentados por BRAGA NETO (2008) exemplificam como a Biomecânica pode estabelecer uma significativa contribuição para a avaliação da influência da técnica de movimento no desempenho esportivo. 

sábado, 11 de junho de 2016

Pisadas e tipos de pisadas

O tipo de pisada é determinado pelas características anatômicas do individuo.

Tipos de pé

  • Normal
  • Plano
  • Cavo
O que faz com que cada um apresente um determinado tipo de pisada é a soma das características e flexibilidades das articulações do quadril, joelhos e tornozelos.


Tipos de Pisada

  • Pisada normal: pisada que inicia o contato com o solo do lado externo do calcanhar e então ocorre uma rotação moderada para dentro, terminando a passada no centro da planta do pé.
  • Pisada pronada: a pisada também se inicia do lado externo do calcanhar, ou algumas vezes um pouco mais para parte interna, para então ocorrer uma rotação acentuada do pé para dentro, terminando a passada perto do chão.
  • Pisada supinada: a pisada inicia no calcanhar do lado externo se se mantém o contato do pé com o solo do lado externo, terminando a passada na base do dedo mínimo.




CONSIDERAÇÕES

Caso tenha curiosidade sobre seu tipo de pisada, procure um fisioterapeuta de confiança e realize uma avaliação biomecânica em um laboratório. Onde através do uso de instrumentos como câmeras bi ou tridimensionais e marcadores refletivos em posições específicas. E então saberá seu tipo de pisada. 

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Sobre Cinemática Angular


  • A maioria dos movimentos humanos são o resultado de movimentos angulares dos membros em torno das articulações. 
  • Ângulo absoluto é o ângulo medido em relação a uma referência fixa.
  • Ângulo relativo é o ângulo medido em relação a uma referência móvel.



  • Velocidade angular é uma grandeza que indica qual o tempo gasto para um objeto percorrer um determinado deslocamento angular.
  • Existe uma relação direta entre as grandezas cinemáticas lineares de um ponto qualquer de um corpo em rotação. Esta relação depende da distância do ponto considerado ao eixo de rotação. 




sábado, 28 de maio de 2016

Agachamento

            De acordo com o artigo sobre a Analise da Biomecânica do agachamento livre com barra na musculação o agachamento é um dos mais executados nas academias. Consiste num exercício eficaz no ganho de massa muscular, resistência muscular, força e equilíbrio.  Por isso é de fundamental importância realiza-lo de maneira correta evitando assim algum tipo de lesão.
            Sabe-se que 67% dos movimentos são realizados por músculos extensores e 33% por músculos flexores, e os músculos responsáveis pelo movimento são o glúteo máximo, isquiotibiais, quadríceps, gastrocnêmio e sóleo.




           Uma importante dica em relação a execução do agachamento é a que não se deve ultrapassar a linha dos pés para assim evitar a pressão sobre os joelhos. No entanto alguns estudos dizem que desta maneira a pressão sobre a anca e a parte inferior das costas aumenta, pois ocorre uma distribuição desproporcional de carga sobre o corpo. 

domingo, 1 de maio de 2016

Aula Prática

Na aula prática do dia de 25 abril os grupos das Olimpíadas de Biomecânica se reuniram para trabalhar. Foi trabalhado com o aplicativo technique e alguns sensores com o intuito de analisar o ângulo formado entre o pé e a perna de um integrante do grupo em um exercício de caminhada.



Cinemática Angular e Velocidade Angular


Na aula do dia 25 de abril um dos assuntos trabalhado foi a cinemática angular. Abaixo alguns aspectos importantes:

  • Para se obter movimento deve haver um deslocamento.
  • Ângulo relativo é quando as retas se movimentam no espaço.
  • Ângulo absoluto é quando uma das retas é fixa, seja ela vertical ou horizontal.



Sobre a Velocidade angular pode-se destacar que ela influência na força. Quanto mais rápido realiza-se um movimento, menor a capacidade de se produzir força. 

domingo, 24 de abril de 2016

Bem vindos! 
Neste blog irei fazer uma breve explanação das experiencias vividas nas aulas de Biomecânica do Curso de Educação Física da Unipampa, desenvolvidas pelo Profº Drº Felipe Carpes. Espero que gostem.                                            







domingo, 17 de abril de 2016

Biomecânica




"Existem vantagens de se utilizar a Biomecânica correta nos exercícios de musculação."